Pequenas empresas, profissionais liberais, freelancers e outros trabalhadores autônomos recorrem cada vez mais a criar websites para servir como referência de seus negócios e divulgação para que os clientes que pesquisam na Internet os encontrem.
Assim, de dentistas 24 horas a detetives particulares, de manicure a encanador, de oficinas mecânicas a tele-entregas, não falta interesse em contratar o desenvolvimento e publicação de um website e passar a ser encontrado on-line.
Ter um site ruim pode ser melhor do que não ter site nenhum, mas ter um bom site está ao alcance de todos, bastando tomar alguns cuidados básicos – acessíveis mesmo nestes casos em que o interessado não domina e nem pretende compreender as especificidades do marketing digital.
Só que errar a mão é fácil: o site da minha pizzaria favorita diz que ela abre nas segundas-feiras, mas não abre (toda semana o gerente dá alguma desculpa esfarrapada sobre “estar sem contrato com o webdesigner” para algum cliente que deu com a cara na porta em uma ocasião anterior…), e o do meu restaurante preferido indica na capa o horário de funcionamento especial para o carnaval de 2008, mas não me diz se abre para o jantar nos domingos.
Portanto, se você estiver planejando desenvolver (ou atualizar) um site para o seu próprio negócio, veja a seguir as nossas 10 dicas sobre o que sua página deve ter para aumentar as chences de converter mais visitantes em clientes.
Checklist: um website de qualidade para sua empresa
Não é preciso investir muito – os clientes não procuram seu site para ver arte digital nem tecnologia avançada, eles querem é saber sobre seus produtos, contatos, horário de funcionamento, localização…
Todas as dicas abaixo são independentes de tecnologias avançadas, e nenhuma delas deixa o seu website mais caro de desenvolver ou manter. Discuta-as com o profissional que for fazer o design ou criar o seu website, e faça com que ele tenha respostas satisfatórias para todas elas:
- O que você faz? O detalhamento pode vir no interior do site, mas a capa tem que dar informações suficientes. Atacado ou varejo? Atende a região Sul? Que fabricantes você representa? Qual sua especialidade? Só vende, ou dá assistência também? Fornece o material, ou só o serviço? Atende convênios? O cliente em potencial está procurando algo específico (geralmente relacionado aos “4 Ps do marketing”: Produto, Preço, Praça [localização] e Promoção), e se você não responder rapidamente, ele irá procurar (e encontrar) em outro lugar.
- Como encontrá-lo? – Você quer que o cliente possa encontrá-lo, fazer perguntas, pedir orçamentos. O cliente quer saber se o seu escritório é perto, qual o horário de funcionamento, se abre aos sábados, o que está em promoção, onde é a assistência técnica, se tem um número 0800, qual o e-mail para pedir uma cotação e receber uma resposta rapidamente. Informações de contato básicas (não esqueça de dizer a sua cidade e um fone com DDD!) são essenciais e devem estar na capa do site (ainda que sem destaque), e não apenas sepultadas em um link no qual 74% dos clientes em potencial não clicam.
- Quem você é? Sua página inicial deve ter seu logotipo, seu nome, título e principal forma de contato – tudo em destaque, para ficar evidente até mesmo para quem lê pouco ou mal. Se tiver uma informação relevante sobre o seu histórico ou portfolio, coloque em destaque também. Um subtítulo como “Fornecedor da sinalização do GP Brasil de Fórmula 1 desde 2004″ indica imediatamente para o seu cliente em potencial que ele pode ainda não conhecê-lo, mas alguém sério conhece e confia.
- Imagens amadoras – se o seu site for usar imagens para oferecer algum produto ou serviço (bijuterias, eletrônicos, refeições, imóveis, arte, acessórios … – qualquer coisa!), faça com que sejam claras, detalhadas, variadas, completas. Se você quer colocar uma foto da fachada da loja, ou da linha de produtos, é porque elas são importantes. Vale a pena investir em um profissional (ou em recursos profissionais) para obtê-las, pois na hora de vender on-line ou se apresentar para um novo cliente que você não terá outra chance de impressionar, muitas vezes valem mais do que 1000 palavras!
- Nada de conteúdo velho – Atualize sempre as informações relevantes, como o horário de funcionamento da loja no feriadão, ou a programação especial do restaurante para o verão. Se você tem uma área de notícias ou registro de eventos, e a atualização mais recente nela é de julho de 2009, remova esta área inteira imediatamente. Se ao invés disso você pedir para alguém inserir uma nova notícia agora só para “movimentar o site”, daqui a 3 meses você estará com este mesmo problema de novo, e o cliente associará a imagem de “ultrapassado” também ao seu negócio.
- Sem obstáculos – Animações em Flash, logotipo em 3D girando, telas de abertura, mensagens que se abrem em outra janela tapando o seu conteúdo, janelas em que o usuário precisa clicar OK para prosseguir… Você gosta? Seu cliente não gosta, e esses obstáculos também podem prejudicar a correta indexação do seu site pelo Google. Privilegie o conteúdo que interessa ao cliente.
- Estrutura – Divida o conteúdo em páginas de acordo com os interesses dos seus clientes, e não de acordo com as suas atividades internas ou departamentos. Use bem os títulos, destaques, listas e outros detalhes tipográficos – pouca gente lê mais do que 1 parágrafo antes de começar a procurar seu interesse só nos títulos e negritos.
- Um mapa e uma busca – Peça ao responsável pelo seu site que desenvolva um Mapa do Site e coloque em todas as páginas uma caixa de pesquisa – ainda que ele tenha que recorrer aos serviços gratuitos de “site search” do Google para implementá-la. A estrutura do seu site, que parece tão clara e óbvia para você (que o conhece integralmente), pode ser complexa para seu cliente.
- Harmonia e clareza – Escolha cores sóbrias, fontes comuns e legíveis, imagens bem editadas, padrões agradáveis. Seu site é seu cartão de visitas, e pode ser a sua única chance de começar um relacionamento com os clientes que encontrarem você quando estiverem procurando por serviços similares aos seus no Google. Não perca a chance de causar uma primeira boa impressão – eu jamais daria meu número de cartão de crédito a uma empresa cujo site é todo escrito com fonte Comic Sans amarela tamanho 22, em neon sobre fundo roxo.
- Um autor profissional – Lembre dos piores sites dos seus concorrentes, que você já visitou no passado. Sabe o que eles têm em comum? Foram feitos pelo sobrinho, vizinho ou cunhado do dono da empresa, um rapaz brilhante que convenceu a todos que sabe tudo de Internet. E são hospedados em provedores gratuitos ou impossivelmente “baratinhos”, usando domínios também gratuitos. Registre seu domínio, e hospede seu site em um bom provedor de hospedagem! (e temos dicassobre isso também!)
Claro que as dicas acima se referem apenas aos websites profissionais mencionados na introdução – se o seu site for pessoal, um blog ou tantas outras categorias, fique à vontade para dar asas à sua criatividade (de preferência com bom gosto e bom senso aplicáveis ao seu público-alvo) sem medo da Polícia do Design!
E se o site da sua loja favorita não indica o horário de funcionamento, ou o da pizzaria não indica os bairros em que faz tele-entregas, mande o link aqui desta página pelo e-mail de contato indicado lá ;-)
Fonte: http://www.efetividade.net/
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