5 dicas para começar o ano lucrando

Aproveite o início de 2011 para organizar seus investimentos e optar pelas alternativas mais rentáveis

Por Elisa Campos
Shutterstock
Em 2011, a bolsa deve se recuperar

As festividades de fim de ano já acabaram, mas o clima de ressaca ainda continua. É a hora de aproveitar o cochilo da concorrência para começar 2011 no lucro. Preparamoscinco dicas para ajudar você a conseguir o maior rendimento possível para os seus investimentos.

>>>Consultor dá dicas para controlar finanças

1. Setores mais promissores

A bolsa de valores terminou 2010 com alta modesta de 1,04%. O índice, no entanto, foi muito prejudicado pelo desempenho das ações da Petrobras, que despencaram 24% com as incertezas em virtude de sua capitalização. Para 2011, a Bovespa deve continuar oscilando ao sabor do cenário internacional, mas os analistas concordam que a valorização deve ser maior. Dentre as empresas listadas na bolsa brasileira, alguns setores devem se destacar neste ano:

Financeiro - Com a tendência de alta da Selic para combater a inflação, os bancos devem ser beneficiados. “O setor financeiro está bem protegido contra o aumento dos preços, além de sair ganhando com a maior remuneração pelos títulos públicos decorrente da elevação da taxa básica de juros”, afirma Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora. Neste contexto, papéis de grandes bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil são boas opções

Varejo - O consumo interno deve continuar ditando o ritmo do crescimento da economia brasileira. Ações de companhias como Pão de Açúcar, Gol e Brasil Foods podem render bons resultados. “A demanda por alimentos está muito alta. Com a ampliação da classe C, restrições orçamentárias acabaram caindo”, diz Ricardo Rocha, professor de finanças do Insper.

>>>Cinco programas gratuitos para organizar suas finanças

Infraestrutura – Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas batendo à porta, 2011 será um ano agitado para o setor de infraestrutura. Papéis do setor, como o da CCR, devem se valorizar. É preciso tomar cuidado, no entanto, com o segmento imobiliário. “O setor está crescendo de forma irreal. Há uma bolha. Os preços vão cair eventualmente. Não recomendaria investimento neste setor”, diz Samy Dana, professor de economia da FGV- EESP.

Commodities – Com a recuperação da economia chinesa, as commodities continuam a ser uma aposta interessante. “Há uma demanda feroz da China por esses produtos”, afirma Pedro Galdi, analista-chefe da corretora SLW. Vale e especialmente a Petrobras, que está com o preço de seus papéis bastante defasados, continuam a ser as preferidas dos investidores. Segundo avaliação da SLW, as ações da petrolífera têm potencial para alta de 48% em 2011

As maiores oscilações da Bovespa em 2010
AçãoAlta (%)AçãoQueda (%)
Souza Cruz ON65,80ALL ON51,60
Ambev PN50,80B2W ON33,90
Lojas Renner ON47,80Fibria ON32,20
Braskem PNA44,70Telemar PN27,50
Natura ON36,70Brasil Telecom PN24,60
Ultrapar PN34,90Petrobras ON24,30
Sabesp ON30,40Petrobras PN23
Embraer ON28JBS ON22,80
CPFL ON25,70Telemar PNA21,90
CCR ON23,20Gerdau PN21,70
Fonte: SLW


2. Planejamento

A bolsa é a opção de investimento que oferece as oportunidades de maior rendimento do mercado. Em contrapartida, é uma modalidade que envolve alta dose de risco. No longo prazo, no entanto, esse risco é bastante diluído. “Quem vai investir na bolsa deve pensar em um horizonte de pelo menos dois anos para deixar o dinheiro aplicado”, afirma Rocha, do Insper. Por isso, o ideal é investir em ações uma quantia que não lhe fará falta no curto prazo. Quem não pode perder dinheiro deve pensar em outras alternativas.

>>>Ouro lidera ranking de investimentos em 2010

3. Diversificação

Mesmo para os investidores mais agressivos, não é aconselhável deixar todo o dinheiro investido na bolsa. O ideal é dividi-lo entre outras aplicações, equilibrando opções de maior risco com aquelas de menor. O raciocínio é simples. Eventuais perdas podem ser compensadas por ganhos em outras modalidades. O mesmo princípio vale para a bolsa. Escolha papéis de setores diferentes e sempre aposte em diversas empresas.

>>>Analistas recomendam CDBs e Tesouro Direto em 2011

4. CDB e Tesouro Direto

Fora da bolsa, os especialistas destacam dois tipos de aplicações para este ano: os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) e o Tesouro Direto. Os CDBs são títulos que acompanham a rentabilidade do CDI , a taxa média de juros para empréstimos entre os bancos. Com a crise do Panamericano, os bancos médios têm oferecido rendimentos maiores para os CDBs. Medidas de aperto monetário, como o aumento do compulsório, também devem estimular as instituições financeiras a oferecerem taxas mais favoráveis para captar recursos.

O Tesouro Direto, programa do governo federal para a venda de títulos do Tesouro para pessoas físicas, também surge como uma boa opção. Além de oferecer papéis seguros, as taxas de administração, quando cobradas, costumam ser inferiores às arrecadadas pelos bancos nos fundos de investimento. “Os papéis NTN-B, que rendem o IPCA mais um percentual de juros por ano, são ótimos para proteger da inflação”, diz Rocha. “O Tesouro Direto é uma melhor opção do que os fundos para comprar papéis do governo, já que o investimento é o mesmo, mas se paga taxas de administração mais baixas”, afirma Dana, da FGV.

5. Pesquisa de taxas

Ao optar por qualquer modalidade de investimento, é essencial pesquisar em bancos e corretoras todas as taxas que serão cobradas do investidor. Se por comodidade for optar pelos fundos de investimentos vendidos pelos bancos, é preciso redobrar a atenção.“No caso dos fundos, taxas de administração superiores a 1% podem prejudicar muito a rentabilidade do investimento”, afirma Dana. Em casos de tarifas de 4% ou 5% ao ano, muitas vezes a rentabilidade da poupança acaba sendo mais vantajosa que a do fundo. Uma das grandes vantagens do Tesouro Direto é exatamente o oferecimento da isenção desta taxa em algumas instituições financeiras.

Fonte:http://glo.bo/fIw6j1

Nenhum comentário:

Postar um comentário