6 maneiras de fazer o cliente dizer “SIM!”
Vender um produto ou serviço não é uma tarefa simples. Afinal, é preciso conquistar o consumidor. A maioria das pessoas é apaixonada por fazer compras. Mas, na hora em que os clientes descobrem o preço do produto ou serviço, muitos pensam se aquilo é mesmo necessário. Eu mesma, por exemplo, sou apaixonada por sapatos. Em algumas de minhas lojas prediletas, os vendedores até já me conhecem. Sempre provo inúmeros modelos, mas, quando descubro o preço dos meus acessórios prediletos, penso: “Eu realmente preciso de mais um par de sapatos? Já não tenho uma quantidade suficiente?”. E, nesse raciocínio, às vezes compro, e outras desisto. Para evitar problemas como esse, a revista Inc listou seis técnicas para que os seus clientes digam sempre “SIM!”.
1. Demonstre simpatia
Os clientes são mais propensos a dizer “sim” se eles conhecem a pessoa que está tentando vender algo e gostam dela. É por isso que tantos comerciais de TV usar celebridades para participar de suas propagandas. Uma maneira de ser um vendedor simpático é mostrar um verdadeiro interesse nos seus clientes. Eles devem se sentir únicos e especiais. Uma dica é conhecer as características do freguês, sem parecer intransigente.
2. Conheça bem o que vende
As pessoas estarão mais propensas a comprar se o atendente demonstrar conhecimento especializado no assunto. Isso dará credibilidade ao vendedor. Há muitas maneiras de criar essa impressão. Uma delas é realmente tornar-se um especialista no seu ramo de atuação. Pesquise o assunto, teste os produtos e tente sentir as reais sensações de um consumidor.
3. Faça favores ao cliente
As pessoas se sentem obrigados a dizer “sim” para aqueles que um dia já lhe fizeram algum favor. No mundo dos negócios, uma maneira de fazer um favor é conseguir um novo cliente para o seu consumidor ou mesmo conceder-lhe tratamentos especiais como formas de pagamento e descontos. Mas é importante ressaltar que a criação de um senso de obrigação em retribuir um favor não deve ser explícita. O desejo sincero de ajudar (em vez de ser ajudado) é percebido pelos clientes, que, como consequência, respondem positivamente e se tornam fiéis ao negócio e ao vendedor.
4. O cliente precisa ter certeza do que está comprando
Os clientes dizem “sim” com mais frequência se o “sim” é consciente. Eles precisam reconhecer o que estão comprando e compreender que aquilo fará alguma diferença na sua vida ou na dos outros. A pessoa deve sentir que a compra possui alguma utilidade.
5. Mostre que outros clientes estão felizes ao comprar produtos da sua empresa
Os clientes são mais propensos a comprar quando sabem que outras pessoas – assim como eles – compraram determinado produto ou serviço e estão felizes com a aquisição do item. Por isso, é importante que o vendedor dê exemplos de clientes satisfeitos para que a compra seja realizada com maior rapidez.
6. Faça ofertas raras
A maioria dos clientes valoriza ofertas raras e únicas. Uma maneira de fazer isso é proporcionar ofertas por tempo limitado e ressaltar a data do término. Isso faz com que os clientes entendam que essa pode ser a sua última chance de realizar a compra de determinado produto ou serviço.
Três características essenciais dos empreendedores extraordinários
Posted:
31 Oct 2012 11:42 AM PDT
Que tal sentar para conversar por algumas horas com empreendedores como
Steve Jobs, Richard Branson e Bill
Gates? Para qualquer ser humano comum, essa parece uma tarefa difícil
de executar. O jornalista John A. Byrne, que durante sua carreira assumiu cargos
de editor-executivo da revista BusinessWeek e foi editor-chefe da Fast Company,
chegou perto disso.
Em seu livro “Empreendedores Extraordinários”* (Editora
Campus/Elsevier, 2012, 264 páginas), Byrne reúne o resultado da conversa com 25
homens e mulheres que conseguiram escrever uma história de sucesso com seus
negócios. No prefácio do livro, o autor conta que duas conversas com pouco mais
de uma hora com Howard Schultz, da Starbucks,
e Reed Hastings, da Netflix, em 2009, o
deixaram tão entusiasmado que ele decidiu fundar a própria empresa. A obra
também tem o perfil do brasileiro Eike Batista – apresentado como o homem mais
rico do país e que pretende se tornar o número 1 do mundo.
“Quero que esse livro seja ao mesmo tempo uma reflexão sobre empreendedorismo
e uma inspiração para os leitores que aspiraram criar algo especial e de valor”,
escreve Byrne. Eu sua pesquisa, ele conseguiu identificar três atributos
essenciais que levaram todos esses homens e mulheres a terem sucesso. Veja
abaixo:
1. Mentalidade oportunista: “Onde os outros veem ruptura e
caos, os empreendedores enxergam oportunidades. Muitos grandes negócios foram
criados por pessoas capazes de identificar claramente uma oportunidade no caos
de um mercado saturado. Foram as incríveis taxas de crescimento da internet que
levaram Jeff Bezos a largar seu emprego em Nova York, mudar-se para Seattle, do
outro lado do país, e abrir a Amazon.com em sua garagem. Ele agarrou
imediatamente à oportunidade de usar a tecnologia da internet para oferecer aos
clientes uma ampla seleção de produtos aos preços mais baixos disponíveis.”
2. Aceitação do risco e do fracasso potencial: “Os
empreendedores estão dispostos a correr um risco muito maior que a maioria dos
caras corporativos, mas isso não quer dizer que sejam imprudentes ou ingênuos no
que se refere à possibilidade do fracasso”, diz. O que os empreendedores podem
fazer, afirma Byrne, é assumir riscos calculados. “Eles são extremamente
cautelosos e se asseguram de avaliar meticulosamente as oportunidades e os
riscos que o empreendimento deverá enfrentar.”
3. Independência e controle: “Quase todo mundo quer ter o
senso de independência e controle sobre a própria vida. Mas, no caso dos
empreendedores, ter independência e controle é tanto uma necessidade quanto um
desejo. Manfred Kets de Vries, professor de empreendedorismo do INSEAD, afirma
que as pessoas com um foco externo de controle normalmente acreditam que os
eventos ocorrem em consequência de circunstâncias que estão fora de controle.
Por outro lado, as pessoas que possuem o que ele chama de “locus de controle”
interno acreditam que os eventos de sua vida resultam diretamente das próprias
ações e comportamento. Os empreendedores, segundo Vries, costumam ter um sólido
locus de controle interno.”
http://migre.me/buowU
DOZE CONSELHOS PARA VOCÊ NÃO TER UM INFARTO
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta. São eles:
1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.
Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta. São eles:
1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.
Seis dicas para manter o pique no trabalho
O fim do ano se aproxima, e para a maioria das pessoas isso significa um período de muito trabalho, muitos compromissos e, às vezes, alguns transtornos. A época exige disposição física e mental que não pode ser desperdiçada, adverte o consultor e empresário Grant Cardone no site da revista Entrepreneur. Ele lembra que “energia duradoura e um bom nível de concentração vêm de dentro e não de alguma bebida cafeinada ou de outros estimulantes externos”.
Cardone dá seis dicas para manter o pique em tempos de demanda intensa.
1. Uma boa noite de sono.
Embora seja uma necessidade básica (sem descanso o corpo e a mente não funcionam), é muito comum sacrificar horas de sono em nome de necessidades supostamente mais urgentes. Embora existam pessoas que dizem se satisfazer com quatro horas de sono, a maioria de nós precisa dormir sete ou oito para se recompor.
2. Escreva seus objetivos duas vezes por dia.
Cardone recomenda que isso seja feito ao acordar e antes de dormir. Ele não está falando de lista de afazeres, mas dos grandes objetivos de vida: por que você trabalhar e o que pretende alcançar. “Concentrar-se nesses dois objetivos fundamentais vai ajudar você a alimentar sua paixão e sua energia”, diz.
3. Exercite-se diariamente.
Os benefícios não são apenas para sua saúde física. Exercícios trazem mais disposição e nos tornam mais objetivos. Aumentam o autocontrole e a capacidade de comandar. Cardone informa que ele costuma aproveitar o tempo dedicado à atividade física para também pôr a mente para funcionar com algum aprendizado ou busca inspiracional – mas isso é optativo.
4. Vista-se para o sucesso.
Boas roupas mudam para melhor o modo como as pessoas veem você e também o modo como você se vê. Indicam que você se sente “orgulhoso, preparado e confiante no sucesso”, diz Cardone. Percebendo seu “esforço em parecer profissional”, as pessoas vão manifestar uma admiração que “pode fornecer o tipo de energia positiva necessária para sustentar você ao longo de um dia desafiador”.
5. Cerque-se de pessoas que lhe dão apoio.
Engaje-se em atividades coletivas que tragam prazer (esportivas ou culturais, por exemplo) e mantenha sua família em sintonia com você, comemorando suas conquistas. Isso gera energia e motivação.
6. Decrete uma política de “negatividade zero” no trabalho e em casa.
Segundo Cardone, isso não significa banir as informações que possam causar preocupação, mas proibir frases como “é impossível” ou “não dá para fazer”. Coisas assim, diz ele, nada fazem para “energizar e motivar as pessoas a buscar soluções”.
Planilha para controle de gastos pessoais
Controlar adequadamente nossos gastos pessoais é fator fundamental para uma vida tranquila e próspera.
Mas o que todos se perguntam é: como fazer esse milagre? Afinal, é difícil atravessar o mês sem entrar no cheque especial ou se auto financiar através do cartão de crédito.
Qual a receita?
Aqui vamos dar algumas dicas importantes:
1. Gaste menos do que você ganha. Todos falam isso: nossos avós, nossos pais, os economistas, ou seja, muita gente. Você estar pensando… Prof. Celso, falar é fácil, difícil é por em prática. Não falei que seria simples, mas vamos lá: você sabe quanto gasta mensalmente e em quê? Você sabe como suas despesas se comportaram esse ano? Onde você consome a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros esse ano? Veja a dica 2. Ela lhe ajudará a começar a organizar sua vida financeira.
2. Documente tudo! Isso mesmo, formalize o que acontece com as suas finanças. Vale usar um caderno, bloquinho. Mas que tal uma boa planilha, hein? Separar as contas por tipo, controlar suas despesas, suas receitas, enfim, ter um histórico completo do que você ganha, do que você gasta e como gasta. Ah, tome cuidado. Não adianta se empolgar, começar a fazer e parar no meio do caminho. Seu controle para ser efetivo deve estar sempre atualizado. Temos uma planilha excelente disponível para download em:
http://www.oeconomista.com.br/planilha-para-controle-das-financas-pessoais/
3. Avalie suas despesas. Verifique se tudo que você gasta realmente é necessário. Para os que estão endividados é necessário cortar o que é menos importante. Se você já documentou tudo através da planilha poderá observar o que deve ser mantido e o que você terá que cortar para resolver seus problemas.
http://www.oeconomista.com.br/planilha-para-controle-das-financas-pessoais/
3. Avalie suas despesas. Verifique se tudo que você gasta realmente é necessário. Para os que estão endividados é necessário cortar o que é menos importante. Se você já documentou tudo através da planilha poderá observar o que deve ser mantido e o que você terá que cortar para resolver seus problemas.
4. Seja disciplinado. Disciplina é condição fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa. Disciplina para gastar somente o necessário. Disciplina para poupar. Disciplina para pagar contas atrasadas. Alimente esta qualidade em você.
5. Poupar para ganhar! Você já pensou em guardar um pouquinho daquilo que você ganha todo mês? Este é um bom hábito que pode lhe ajudar muito. Vale poupança, previdência privada ou qualquer outro investimento que lhe agrade. Você deve estar pensando… o Prof. Celso é um daqueles economistas chatos que não quer ver ninguém feliz e só pensa em guardar dinheiro. Não é bem assim. Vamos aos fatos: guardar um pouquinho agora pode significar bastante dinheiro no futuro. E esse dinheiro pode ser poupado com vários objetivos:
- Ter uma reserva de segurança em situações de emergência;
- Aposentadoria;
- Uma viagem;
- O carro novo;
- A faculdade do filho;
- Entre tantas outras coisas.
Faça o teste. Se você possui dívidas deve resolvê-las. Mas se você já as resolveu, que tal determinar um valor ou percentual de seu salário para um investimento? Como eu já falei, basta ser disciplinado.
- Ter uma reserva de segurança em situações de emergência;
- Aposentadoria;
- Uma viagem;
- O carro novo;
- A faculdade do filho;
- Entre tantas outras coisas.
Faça o teste. Se você possui dívidas deve resolvê-las. Mas se você já as resolveu, que tal determinar um valor ou percentual de seu salário para um investimento? Como eu já falei, basta ser disciplinado.
6. Estou endividado. Se você já documentou sua situação é hora de montar as estratégias para resolver seus problemas.
Espero que essas dicas sejam úteis.
Um abraço e até o próximo post,
Prof. Celso Ricardo
AS MAIORES DIFICULDADES NA GESTÃO DE TEMPO E COMO SUPERÁ-LAS
Gestão do tempo. Este termo, tão explorado em livros de gestão e de freelancing parece ser uma autêntica dor de cabeça para todos os profissionais que trabalham em casa. Tudo parece perfeito à primeira vista quando alguém inicia o próprio negócio. Mas as dificuldades começam a surgir pouco depois, e sem dúvida alguma que a gestão do tempo é uma delas. O segredo é ter muita disciplina pessoal na gestão do seu dia-a-dia. Saber que aquele é o momento para trabalhar em vez de ficar vendo televisão. Saber que está na hora de acordar em vez de ficar na cama. Enfim, existem inúmeros problemas que podem ser resolvidos apenas com um pouco mais de disciplina.
No entanto, muitos profissionais continuam tendo problemas de produtividade. Porquê? Em primeiro lugar, porque existem vários nível de disciplina pessoal. Você pode ser disciplinado o suficiente para não beber demasiado quando está no bar, mas pode não ter tanta disciplina quando o assunto é parar de ver televisão. Neste caso, existem duas soluções. A primeira é tentar “ganhar” mais disciplina, obrigando você mesmo a cumprir as tarefas que tem para fazer. A segunda, e a mais simples na minha opinião, é ir conseguindo alguns hábitos que disfarcem essa sua falta de disciplina. Eles são mais fáceis porque exigem menos tempo de adaptação e são mais eficazes quando o assunto é eliminar os maus hábitos do dia-a-dia. Para que consiga ajudá-lo na gestão do tempo, hoje vou falar dos problemas mais comuns e como resolvê-los.
LEVANTAR NAS HORAS PRETENDIDAS
Esta é uma dificuldade comum a um grande número de freelas. Apesar de parecer fácil, é um fato que ainda muitos profissionais com dificuldades em definir uma hora e acordar nesse momento definido. Isso acontece porque o freela deixa de ter um “horário empresarial” e consequentemente acaba aproveitando toda essa liberdade para ficar mais algumas horas na cama. Este é um reflexo de que o profissional não está tão comprometido assim com o seu negócio. Ele não sente que o seu trabalho é uma empresa/marca, que necessita de cumprir metas e demonstrar qualidade no trabalho. Essa falta de ligação com o que está fazendo é o primeiro passo para o seu negócio não dar certo.
Ainda esta semana, um fã da Escola Freelancer no Facebook comentou que uma das suas grandes dificuldades era acordar cedo. Logo abaixo, houve outro que aconselhou que ele pedisse “um crediário nas Casas Bahia e comprasse um monte de coisas”. Assim, ele sentiria vontade de trabalhar. Apesar da ideia ter sido transmitida de uma forma humorística, a verdade é que você precisa de sentir essa necessidade de levantar cedo e começar a rentabilizar o seu negócio.
Como fazer: Comece por eliminar aquele hábito de ficar o tempo todo desligando o despertador. Quando ele tocar, saia da cama. Não existem nem mais cinco ou dez minutos. Depois, comece a sua rotina diária para trabalhar. Outro dos conselhos que posso dar é que anote as suas tarefas num papel durante a noite anterior. Assim, sentirá um pouco mais a noção de compromisso consigo mesmo.
FOCAR-SE NO SEU TRABALHO
É fácil trabalhar em casa, o difícil é realmente fazer aquilo que tem planejado. As tentações para ficar deitado no sofá, navegando na internet ou apenas interagindo nas redes sociais é muito grande. A liberdade é uma vantagem enorme no seu trabalho de freela, mas quanto maior a liberdade maior deve ser a sua responsabilidade. E se você não é por norma uma pessoa responsável naquilo que está fazendo, fica muito fácil difícil ainda.
Como fazer: Comece por definir um horário. Suponhamos você vai trabalhar das nove às 13 horas. Durante esse período considere nem sequer ir a outros sites ou, na pior das hipóteses, utilize a Técnica de Pomodoro. Assuma esse compromisso com você mesmo. Se quiser, anuncie isso no Facebook ou no Twitter antes de começar a trabalhar. Esse “acordo” que você faz com o mundo pode ser um incentivo para conseguir ser bem sucedido.Outra das dicas que eu posso transmitir é a utilização do Rescue Time. Já falei sobre ele neste artigo e vou dar o conselho que ainda no outro dei a um amigo meu no Facebook. Como sabem, o Rescue Time gera sempre um gráfico, dizendo se o seu dia foi produtivo ou não, onde passou a maior parte do seu tempo, etc. Então, o conselho que dei para ele é que, no final do dia, partilhasse sempre o relatório do Rescue Time no Facebook, de forma a divulgar os seus progressos (ou a queda da produtividade), perante todos. Experimente e depois diga-nos o resultado. Outra das opções, é utilizar o Cold Turkey.
CUMPRIR OS SEUS OBJETIVOS
Quando fazemos uma lista, tal como aconselhei neste artigo, é normal que existam dias em que não consiga fazer tudo aquilo que tem planejado. Certas interrupções como ir ao médico ou ao banco são contratempos comuns que acontecem no seu dia-a-dia. Devido a isto, é normal que se sinta muitas vezes frustrado por não conseguir atingir as suas metas. Isso significa que você está cometendo algum erro? Talvez, mas vamos analisar como pode resolver esse problema nas linhas seguintes.
Como fazer: Em primeiro lugar, compreenda que não conseguir cumprir os seus objetivos todos num dia é algo normal. As listas devem ser feitas para guiar o nosso dia, mas não devem ser vistas como algo demasiado rígido. Portanto, em certos dias o melhor é mesmo assumir que não consegue cumprir e deixar as suas tarefas pendentes para amanhã.Mas se isso acontecer muitas vezes consecutivas, o problema pode ser mesmo seu. Ter listas demasiado extensas é um erro comum, que acaba por levar ao stress e à decepção. O meu conselho é que comece por definir um número de tarefas menor e aos poucos vá aumentando essa sua lista. Desta forma, conseguirá encontrar um equilíbrio entre o que consegue fazer e o que tem planejado.
TER UMA HORA PARA TERMINAR
O problema de não conseguir levantar às horas que pretende normalmente está relacionado com o fato de não ter uma hora certa para se deitar. Sem esse dia “mais ou menos definido”, você ficará perdido, sem saber quantas horas de trabalho tem pela frente. Sem esse hábito, a tendência é ficar trabalhando durante a noite, destruindo completamente a sua vida social.
Como fazer: Para começar, escolha uma hora para acordar no dia seguinte. Suponhamos que você definiu que vai acordar às oito da manhã. Ao escolher essa hora, automaticamente você acaba dormindo à meia-noite ou uma da manhã. Esta é a forma mais fácil de você terminar de vez com as horas de trabalho durante a noite e iniciar uma rotina normal de trabalho.
DEFINIR UM LOCAL DE TRABALHO
Ganhar tempo no seu dia-a-dia também implica que consiga definir, desde logo, um local para trabalhar. É nesse local que ficará o seu computador, os seus apontamentos ou os livros que precisa para estudar. No entanto, quando esse mesmo local de trabalho é um sofá ou a própria cama, torna-se fácil perder tempo com tarefas pouco importantes. A tentação de ligar a TV é maior ou as dores nas costas começam a surgir por não estar na posição correta.
Como fazer: O segredo para escolher o seu ambiente de trabalho perfeito é ir experimentando. Será a sala, o escritório ou um cowork o seu melhor local para trabalhar? Tudo depende de si. Portanto, o meu conselho é que vá tentando e encontre o local onde é mais produtivo e onde se sente mais alegre para trabalhar. No fundo, escolha um local onde sinta que o seu trabalho flui e que consegue ter tudo à mão.
GERIR O CANSAÇO
Um dos segredos para fazer uma boa gestão de tempo é saber trabalhar mais quando está motivado e saber descansar quando realmente sente o seu cérebro mais fatigado. Um dos erros é forçar o seu corpo a trabalhar quando ele próprio já não consegue produzir com qualidade. Se o fizer, o mais certo é ficar procrastinando durante horas e horas sem ver resultados. Depois vem a desmotivação e por aí adiante. Aprenda a gerir o seu cansaço!
Como fazer: Antes de mais, você deve conhecer-se e conseguir distinguir quando é mesmo cansaço ou se é apenas desmotivação ou preguiça. Se for mesmo cansaço, o meu conselho é que pare durante um tempo. Podem ser algumas horas ou até mesmo um dia inteiro. Escute umas músicas para relaxar ou vá dar um passeio. Eu sei que isto é tempo sem trabalhar e para você, enquanto freelancer, isto pode significar dinheiro perdido. Mas pense a longo prazo: descanse agora, para depois produzir com mais qualidade no futuro.
FAZER VÁRIAS TAREFAS AO MESMO TEMPO
Fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode ser prejudicial? Já respondemos a essa pergunta neste artigo e continuamos a insistir: será sempre preferível fazer uma tarefa de cada vez. Os benefícios são vários: melhor qualidade, menos stress no trabalho e maior foco naquilo que está fazendo. Mas isso pode tornar o nosso trabalho mais demorado? Sem dúvida. Mas se voltarmos mais uma vez a pensar a longo prazo, verá que isso irá trazer maiores rentabilidade ao seu negócio.
Como fazer: Na sua lista, insira várias tarefas e preocupe-se em fazê-las uma de cada vez. Quando surgir um telefonema, um email ou algo do género, faça uma análise para definir as suas prioridades. Se essa tarefa demorar menos de dois minutos e for rapidamente concluída, significa que vale a pena ser realizada. Agora, se for algo mais demorado, insira-a na sua lista. Essa inserção pode ser no final ou entre outras tarefas, não há problema. Agora, o importante é mesmo não ficar constantemente parando uma tarefa para fazer outra, acabando por deixar ambas sem qualquer qualidade.Quero só deixar uma ressalva, alertando que em alguns dias vão existir tarefas que, apesar de serem mais demoradas do que dois minutos, terão obrigatoriamente de ser concluídas naquele momento. Esses problemas surgem e tente encará-los como algo normal.
OPINIÃO FINAL
Fazer a gestão do tempo é algo complexo e muitos freelancers têm dificuldades em lidar com isso. É um problema ultrapassável mas que exige muita persistência e no fundo, conhecer-se a si mesmo e saber os seus limites. Felizmente é um problema completamente “curável”, desde que siga alguns dos conselhos que demos nas linhas anteriores.
E você, tem dificuldades na gestão do tempo? Como fez para solucionar os seus problemas?
Até já!
Dicas para administrar melhor o seu tempo
Crédito da imagem: Duo RH
Normalmente, as pessoas imaginam que as técnicas de administração do tempo tornarão sua vida metódica e sem graça. Isso é um engano, pois mesmo exigindo métodos, um tempo bem administrado é sempre um ganho em qualidade de vida. Pode acreditar!
Você deseja gerenciar melhor seu tempo? Vamos lá!
1º passo: DESACELERE
Já percebeu que as pessoas estão sempre a mil por hora? Pensam que se não correrem, não darão conta de tudo. Porém, o correr simplesmente, sem nenhum benefício, pode gerar uma série de ações mal feitas, e te obrigarem ao retrabalho. É a velha frase: "quem faz mal feito, faz duas vezes".
2º passo: SIGA O SEU RITMO
Isso não quer dizer para fazer devagar, mas sim para seguir o seu ritmo. Você não precisa ser tão rápido como um computador, por isso, não tente competir com ele.
3º passo: RESPEITE O SEU TEMPO E RESPEITE O TEMPO DOS OUTROS
Há momentos em que a pessoa do outro lado da linha não poderá atendê-lo imediatamente. Por isso, sempre pergunte se a pessoa pode falar naquele momento, isso é uma questão de educação. Da mesma maneira, se você não puder falar naquela hora, diga não, agora estou ocupado.
4º passo: USE UMA FERRAMENTA
Faça uma lista, utilize uma agenda de papel, celular, computador... as ferramentas são infinitas, mas escolha uma (somente uma) que melhor se adapte ao seu perfil e a que você terá mais facilidade para acessar a qualquer hora do dia.
5º passo: ANOTE
Anote tudo, coloque para fora, não use sua cabeça para armazenar tarefas, libere sua mente para tarefas criativas.
Quando listo, fico impedido de fugir das tarefas chatas, mas que devem ser concluídas.
6º passo: DEFINA OBJETIVOS
Pergunte-se: O que eu quero do tempo? Esta nova tarefa cabe no meu tempo disponível?
Lembre-se que você não vai fazer o dia ter mais que 24 horas, por isso, é preciso priorizar as tarefas para que elas se adequem ao tempo que você tem disponível. Se surgirem mais tarefas, uma terá que sair para dar lugar a outra.
Uma ótima maneira de priorizar é: primeiro de acordo com o PRAZO (qual tarefa tem a data de entrega mais próxima?), segundo RESULTADO (qual tarefa me traz o resultado mais satisfatório?) e terceiro FACILIDADE (qual é a mais fácil e rápida de ser executada?).
Leia também: 11 hábitos das pessoas muito improdutivas. (EXAME.com)
Leia também: 11 hábitos das pessoas muito improdutivas. (EXAME.com)
Beijos!
Rafaela Lima
51 dicas de Marketing... Todo o empreendedor deveria conhecer!!!
01........O pedido mais importante que você recebe do cliente, é o segundo.
02........Em mala direta, despenda 10% do seu orçamento em teste.
03........Compreensão e adaptação à motivação e ao comportamento do cliente não é uma opção, mas uma absoluta necessidade para sobrevivência competitiva.
04........ Um bom catálogo dirigido a um público qualificado, provavelmente trará uma resposta de 1%.
05........Os custos decorrentes de um pedido, do momento em que ele é feito até seu despacho. devem ser processados e levados em conta. Este custo deve ser mantido abaixo de US$ 10,00 por pedido.
06........Conheça o poder da repetição. Assegure-se de que sua mensagem é consistente.
07........Os dois erros mais comuns que as empresas cometem no uso do telefone é falhar na busca de resultados ou perseguir as coisas erradas.
08........As atividades de Marketing devem ser planejadas para aumentar lucros, não somente vendas.
09........Custa cinco vezes mais, vender a um novo cliente do que a um que já existe.
10........Vender o que seu cliente precisa, ao invés do que ele quer, pode levar a empresa à falência.
11........Não pense que a superioridade do produto, tecnologia, inovação ou tamanho da companhia, irão vender por si mesmo.
12........Não negligencie ou ignore o seu atual cliente enquanto persegue novos.
13........As pessoas não compram produtos, elas compram os benefícios e soluções que acreditam que os produtos proporcionam.
14........Qualquer campanha de mala direta custa US$ 1,25 por peça.
15........96% dos clientes insatisfeitos com uma compra não voltam a procurar o produto.
16........50% dos clientes que apresentam reclamações farão negócios novamente com a empresa, se as suas reclamações forem atendidas satisfatoriamente.
17........Observa-se que os clientes são mais propensos a falar de suas más experiências, do que das boas.
18........Marketing é um negócio de todos, não importando o título ou a posição na organização.
19........Propaganda exagerada pode produzir expectativas demasiadas que o produto ou serviço não poderá atender, gerando insatisfação nos clientes.
20........Procure conhecer o seu cliente preferencial - os 20% de usuários que respondem por 80% do consumo total desta classe ou categoria de produto.
21........Os resultados obtidos por contatos telefônicos, são aproximadamente seis vezes maiores do que os obtidos por mala direta.
22........As duas maneiras de garantir uma performance superior, são um excepcional cuidado com o cliente através de serviço de qualidade e inovação constantes.
23........A Regra dos Terços: Em um catálogo, um terço da mercadoria venderá muito bem, um terço venderá bem e um terço vai fracassar.
24........Planos apropriados e trabalhos de pesquisa podem reduzir significativamente os riscos de falha do marketing.
25........Existem três fundamentos para as decisões de Marketing: 1) pesquisa, 2)experiência e 3) intuição. Nenhum é completo sem o outro.
26........Os vendedores deveriam despender 25% do seu tempo no mercado, ouvindo e aprendendo de seus clientes.
27........Cerca de 90% de todos os lançamentos de produtos, ou falham ou apresentam pequeno potencial.
28........A chave de manter a fatia do mercado é o profundo e contínuo compromisso com a satisfação do cliente.
29........O contato pessoal (conversa face a face), influencia mais o comportamento do que anúncios ou outras ações conhecidas de marketing.
30........Quanto maior a informação dada visualmente, através da observação ou demonstração direta do produto, maior é o impacto na estimulação do interesse de compra.
31........Ganhar a atenção do cliente é possivelmente o maior desafio que o vendedor encontra.
32........A percepção de preço do consumidor é usualmente mais importante do que o preço real.
33........O cliente não depende de você, você é que depende do cliente.
34........Se você não está em contato com o seu cliente, alguém mais vai atrair o interesse dele.
35........Planeje a operação de negócio para a conveniência do seu cliente. Torne fácil fazer negócios com você.
36........Se seu cliente faz perguntas, seu catálogo não está cumprindo seu papel.
37........40% das pessoas que recebem brindes podem lembrar-se do nome do anunciante por até 6 meses.
38........Os dois grandes erros em Marketing são: gastar demais e gastar de menos.
39........Lembre-se de que pequenas fatias de mercados gigantes, podem ser prósperas e lucrativas.
40........O custo de um anúncio é de US$ 350,00 para cima.
41........Em feiras de comércio um negócio qualificado custa US$ 127,00.
42........Uma mala direta com sucesso dará retorno de pelo menos 2,2 vezes o que você gastou.
43........Identifique as suas vantagens competitivas, e então focalize os seus esforços sobre elas.
44........Lembre-se sempre que é melhor prometer menos e oferecer mais.
45........É difícil gerenciar algo que não se pode medir.
46........Desenvolva estratégias de venda de repescagem: modos de vender novamente para os clientes através de atualizações, novas versões e produtos complementares.
47........Se você não pode ser o primeiro em uma categoria de produto, tente criar uma nova, para ser o primeiro nela.
48........Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.
49........Ache maneiras de transformar seus atuais clientes em uma força de vendas.
50........A credibilidade e persuasão de seu esforço de marketing, cresce na proporção direta da quantidade de informação específica que você fornece.
51........Trate as transações de venda não como um fim, mas como o início de um relacionamento.
Original compiled by Center of Business Innovation
Além das fronteiras do Facebook
Posted: 16 Jul 2012 01:32 PM PDT
Para criar um bom relacionamento com o cliente, é fundamental ter uma forte atuação em redes sociais como Facebook e Twitter, certo? Errado. O empreendedor que desejar interagir com o consumidor precisa ir além dessas mídias e criar a sua própria plataforma de relacionamento. É o que diz Aaron Shapiro, CEO da Huge, empresa que presta consultoria em marketing digital, e autor do livro “Users Not Customers: Who Really Determines the Success of Your Business” (editora Portfolio). Na visão de Shapiro, que é colaborador da revista Fast Company, as empresas ainda não estão aproveitando nem a metade do potencial da internet. “Se entendessem melhor os canais digitais, poderiam usar essa interação para fazer produtos melhores, elaborar um marketing mais efetivo e deixar os consumidors mais felizes.”
Segundo ele, o maior problema é que a maioria dos empresários ainda constroem todo o seu marketing digital em plataformas que não pertencem à empresa, espaços “alugados” como o Facebook e o Twitter. Perdem assim a oportunidade de lidar diretamente com os consumidores, sem intermediários. De acordo com o especialista, a primeira medida fundamental é criar o seu próprio site de e-commerce – acredite, muita gente ainda não chegou a esse ponto. “Não importa qual seja o seu produto, ele pode ser vendido online”, diz, citando como exemplos as americanas Blue Nile, que vende diamantes online, e a LegalZoom, que vende documentação pela rede.
Em segundo lugar, é preciso fugir da fórmula página-do-Facebook-e-perfil-no-Twitter. Shapiro diz que a maioria das empresas investem quantias significativas para conseguir que as pessoas sigam os seus perfis e curtam suas páginas. Na visão do executivo, isso é como reformar um apartamento alugado: você pode até tirar proveito dos benefícios, mas não é dono deles. E, a qualquer momento, o proprietário pode aumentar o aluguel: atualmente, as marcas têm de pagar ao Facebook para aparecer na maioria dos murais de notícias dos seus fãs. Em vez de gastar dinheiro com isso, diz Shapiro, seria bem mais efetivo investir na sua própria plataforma. Algumas empresas já estão seguindo esse caminho: entre os exemplos, estão a Nike, que criou a Nike+, e a American Express, que colocou no ar o American Express Open Forum.
O terceiro passo, segundo o escritor, é usar o Facebook e o Twitter - agora sim! - para divulgar a sua plataforma, aproveitando o grande tráfego dessas redes para promover o seu canal de comunicação com o cliente. A ideia é, sem dúvida, instigante. O que você acha? Está pronto para abandonar o conforto do Facebook e partir para a sua própria plataforma?
http://feedproxy.google.com/~r/PapoDeEmpreendedor/~3/z5Ljjm-ViT0/?utm_source=feedburner&utm_medium=email
O que move um microempreendedor?
Escrito por Júlia Pitthan em 06.07.2012 Categorias: Empreendedorismo,Gestão
Um trabalho freelancer para ganhar um dinheiro extra no final do mês ou uma atividade que você desenvolve por paixão e, aos poucos, vai se tornando sua principal fonte de renda. Muitas histórias deempreendedorismo de sucesso começam como “bico”. É a qualidade do trabalho e a dedicação empregada a ele que faz com que o negócio cresça, deixe de ser coadjuvante para se tornar protagonista na suavida profissional.
Mas o que move um profissional a buscar outros trabalhos e oferecer o seu serviço no mercado, mesmo que esteja vinculado a um emprego formal? Apesar de contar pontos, a motivação financeira não é a única.
Segundo uma pesquisa recente feita pelo site Fiverr, um portal israelense que se descreve como o maior marketplace do mundo de serviços a partir de US$ 5, revela que a independência no mercado de trabalho é um grande motivo para a maioria desses pequenos empreendedores. O site reúne algumas ofertas engraçadas – de um rapaz do Canadá que se oferece para cantar Feliz Aniversário (ou qualquer outra música) usando um chapeu do Pateta por US$ 5 até uma moça, na Argentina, que oferece uma aula de espanhol por Skype pelos mesmos US$ 5.
Na pesquisa, o Fiverr ouviu 1.100 pessoas que oferecem seus serviços no site. Os números foram publicados pelo site da revista Fast Company. Veja alguns resultados:
· 86% estão em busca de independência no mercado de trabalho.
· 80% estão frustradas. Os seis principais motivos: falta de liberdade, não ganhar dinheiro suficiente, trabalhar em horário comercial (pouco flexível), ter que se reportar a um chefe, muitas viagens a trabalho e tédio.
· 72% dos entrevistados dizem que o principal motivo para procurar o site Fiverr é o dinheiro.
· 40% dos usuários dizem que procuram algum tipo de diversão enquanto ganham dinheiro e 32% esperam ganhar mais experiência profissional.
· Algumas pessoas ainda não deixaram o seu emprego regular - 42% oferecem serviços que normalmente realizam no seu emprego todos os dias. Mas 35% estão tentando ganhar dinheiro com um serviço feito por hobby.
· Dois terços dos anunciantes do Fiverr enxergam seus serviços como um negócio e 14% conta com esse trabalho como a principal fonte de renda.
Para especialistas, há uma tendência de crescimento deste mercado. O cofundador da empresa Vayable Jamie Wong diz que o movimento dos microempreendedores é popular por cinco razões: a flexibilidade, a oportunidade de fazer o que você ama, o dinheiro, a oportunidade de enriquecimento e a chance de exercer a sua criatividade. Ele listou os argumentos em um post no site da Fast Company.
Em um tempo em que as pessoas querem trabalhar com algo que lhes realize, transformar um talento pessoal em negócio parece uma receita de grande sucesso. Afinal, há cada vez menos espaço para as tarefas repetitivas e enfadonhas em um mundo acelerado pela tecnologia.
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Qual o mistério numa captação de clientes?
Você não atua exatamente na área profissional que sonhava quando adolescente, mas as circunstâncias a levaram para essa direção e com o tempo aprendeu a gostar daquilo que faz.
Então se dedicou de maneira satisfatória à faculdade, participa com alguma frequência de cursos de reciclagem profissional e, pela consciência de que o Networking faz as coisas acontecerem na hora certa, investe em palestras e workshops de Marketing Pessoal.
Tudo caminhava confortavelmente na sua pacata carreira até que você foi obrigada a atuar diretamente junto aos clientes, mais precisamente, com a missão de fechar novas vendas e fidelizá-los.
E você odeia vendas e esse processo de paparicar os clientes, fazer ligações e aguentar insólitas exigências, fruto das oscilações de humor dos clientes!
Cada contato, uma chance de você ter seus argumentos rejeitados - e sua auto-estima desce ladeira abaixo, deixando seu humor negro e até afetando seu relacionamento amoroso.
Mas, objetivamente, o que seria um processo natural de vendas, além de uma parceria entre você e seu cliente, ou melhor, entre seus produtos e serviços, e as necessidades de quem precisa daquilo que você oferta?
Qualquer coisa além disso não seria manipulação?
Uma análise objetiva sobre o
processo natural de vendas
Que parceria que você estabelece junto aos seus potenciais clientes e os atuais?
O maior defeito de um vendedor
(ou empresário) é abandonar a
intensiva dedicação ao cliente
após o fechamento do negócio
Sem fidelizar a sua carteira comercial,
você eternamente precisará investir
montanhas de dinheiro (e energia)
em propaganda e divulgação, para
manter seu negócio vivo
Enquanto que bastaria entrar em contato com aqueles clientes que já compraram de você antes - caso tivessem suas expectativas superadas!
Moral da história:
"Se voce tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se voce tem uma idéia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas idéias"
George Bernard Shaw
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