Você não atua exatamente na área profissional que sonhava quando adolescente, mas as circunstâncias a levaram para essa direção e com o tempo aprendeu a gostar daquilo que faz.
Então se dedicou de maneira satisfatória à faculdade, participa com alguma frequência de cursos de reciclagem profissional e, pela consciência de que o Networking faz as coisas acontecerem na hora certa, investe em palestras e workshops de Marketing Pessoal.
Tudo caminhava confortavelmente na sua pacata carreira até que você foi obrigada a atuar diretamente junto aos clientes, mais precisamente, com a missão de fechar novas vendas e fidelizá-los.
E você odeia vendas e esse processo de paparicar os clientes, fazer ligações e aguentar insólitas exigências, fruto das oscilações de humor dos clientes!
Cada contato, uma chance de você ter seus argumentos rejeitados - e sua auto-estima desce ladeira abaixo, deixando seu humor negro e até afetando seu relacionamento amoroso.
Mas, objetivamente, o que seria um processo natural de vendas, além de uma parceria entre você e seu cliente, ou melhor, entre seus produtos e serviços, e as necessidades de quem precisa daquilo que você oferta?
Qualquer coisa além disso não seria manipulação?
Uma análise objetiva sobre o
processo natural de vendas
Que parceria que você estabelece junto aos seus potenciais clientes e os atuais?
O maior defeito de um vendedor
(ou empresário) é abandonar a
intensiva dedicação ao cliente
após o fechamento do negócio
Sem fidelizar a sua carteira comercial,
você eternamente precisará investir
montanhas de dinheiro (e energia)
em propaganda e divulgação, para
manter seu negócio vivo
Enquanto que bastaria entrar em contato com aqueles clientes que já compraram de você antes - caso tivessem suas expectativas superadas!
Moral da história:
"Se voce tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se voce tem uma idéia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas idéias"
George Bernard Shaw
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