Dicas para administrar melhor o seu tempo


Crédito da imagem: Duo RH

Normalmente, as pessoas imaginam que as técnicas de administração do tempo tornarão sua vida metódica e sem graça. Isso é um engano, pois mesmo exigindo métodos, um tempo bem administrado é sempre um ganho em qualidade de vida. Pode acreditar!

Você deseja gerenciar melhor seu tempo? Vamos lá!

1º passo: DESACELERE

Já percebeu que as pessoas estão sempre a mil por hora? Pensam que se não correrem, não darão conta de tudo. Porém, o correr simplesmente, sem nenhum benefício, pode gerar uma série de ações mal feitas, e te obrigarem ao retrabalho. É a velha frase: "quem faz mal feito, faz duas vezes".

2º passo: SIGA O SEU RITMO

Isso não quer dizer para fazer devagar, mas sim para seguir o seu ritmo. Você não precisa ser tão rápido como um computador, por isso, não tente competir com ele.

3º passo: RESPEITE O SEU TEMPO E RESPEITE O TEMPO DOS OUTROS

Há momentos em que a pessoa do outro lado da linha não poderá atendê-lo imediatamente. Por isso, sempre pergunte se a pessoa pode falar naquele momento, isso é uma questão de educação. Da mesma maneira, se você não puder falar naquela hora, diga não, agora estou ocupado.

4º passo: USE UMA FERRAMENTA

Faça uma lista, utilize uma agenda de papel, celular, computador... as ferramentas são infinitas, mas escolha uma (somente uma) que melhor se adapte ao seu perfil e a que você terá mais facilidade para acessar a qualquer hora do dia.

5º passo: ANOTE

Anote tudo, coloque para fora, não use sua cabeça para armazenar tarefas, libere sua mente para tarefas criativas. 
Quando listo, fico impedido de fugir das tarefas chatas, mas que devem ser concluídas.

6º passo: DEFINA OBJETIVOS

Pergunte-se: O que eu quero do tempo? Esta nova tarefa cabe no meu tempo disponível? 
Lembre-se que você não vai fazer o dia ter mais que 24 horas, por isso, é preciso priorizar as tarefas para que elas se adequem ao tempo que você tem disponível. Se surgirem mais tarefas, uma terá que sair para dar lugar a outra. 
Uma ótima maneira de priorizar é: primeiro de acordo com o PRAZO (qual tarefa tem a data de entrega mais próxima?), segundo RESULTADO (qual tarefa me traz o resultado mais satisfatório?) e terceiro FACILIDADE (qual é a mais fácil e rápida de ser executada?).

Leia também: 11 hábitos das pessoas muito improdutivas. (EXAME.com)

Beijos!

Rafaela Lima

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