O plano de negócios bem feito ajuda a tomar decisões acertadas

Por Rosana Silva e Souza

O plano de negócios é um resumo da situação geral da empresa. Quando bem executado, nos fornece com precisão as decisões que devemos tomar.
A partir do meu plano de negócios comecei a fazer avaliações do macro e microambiente, que até então passavam despercebidos.

Eu nunca tinha parado para analisar o mercado tão de perto e, nele, questões como:
- quais eram meus principais concorrentes, que preço praticavam, qual era meu diferencial;
- qual é a faixa etária dos meus clientes, sexo, condições financeiras, nível escolar, etc;
- se a maioria da clientela é empresa, qual seu porte, se tem filial, como negociam com seus clientes, por que compram da minha empresa;
- que percentual eu tenho hoje do mercado, que posição quero ocupar e daqui a quanto tempo;
- qual é o capital necessário a ser investido para ter maior competitividade;
- tenho condições de conseguir esse capital, através de quem?
- em quanto tempo terei retorno do investimento?

A importância de saber as respostas a todas essas perguntas só descobri depois de formular o plano de negócios.

Hoje posso dizer que tenho um conhecimento muito maior do que é o meu negócio e o que eu quero que ele se torne. Assim, posso gerir a empresa de maneira bem mais eficiente, porque tenho o retrato do meu empreendimento.

Fonte:
http://colunas.pegn.globo.com/mulheresempreendedoras/2010/06/02/o-plano-de-negocios-bem-feito-ajuda-a-tomar-decisoes-acertadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário