Empreendedores do futuro

Empreendedores do futuro

Programa ensina crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública a aplicar, em sala de aula, noções e práticas sobre o mundo dos negócios.
leia mais +

Cooperativas de crédito atraem MPE

Cooperativas de crédito atraem MPE 
Minas é o estado com o maior número de cooperativas de crédito que atendem micro e pequenas empresas. Das quase 220 cooperativas existentes no Estado, 100 já fazem atendimento a mais de 90 mil pequenos negócios.
leia mais +

Sete coisas que não devem ser feitas no marketing por e-mail

Shutterstock

No site da revista Inc., o blogueiro Charlie Graham enumera sete erros que não devem ser cometidos por empresas que trabalham commarketing via e-mail. Graham fundou e dirige o Shop It to Me, serviço grátis de assistência para compra de roupas, calçados e acessórios que faz a ponte entre 200 varejistas e 4 milhões de consumidores. Ele argumenta que, com mais de 1,5 bilhão de e-mails enviados desde que foi criada, há cinco anos, a Shop It to Me já pode afirmar que aprendeu lições valiosas com erros do passado. As sete principais são:

1. Não mande e-mails que supostamente servem para todos os destinatários. Embora a maioria dos consumidores das lojas de departamentos sejam mulheres, um freguês do sexo masculino não será encaminhado automaticamente pelo vendedor para a seção de cosméticos. Mas, em geral, os e-mails de promoções fazem coisas assim. Por isso, quando um consumidor se cadastra no serviço, é indispensável saber logo de cara quem é, que idade tem e que tipo de produto interessa a ele.

2. Não subestime os ganhos dos testes A/B. Toda vez que for criar ou mudar um e-mail, envie-o em várias versões de desenho, cores e número de opções. Simplesmente medindo a quantidade de cliques nos links, já se descobrem as preferências do consumidor. Graham conta que, com esse método, a Shop It to Me percebeu que seus clientes preferiam textos apresentados de forma simples a layouts elaborados que os designers acreditavam ser mais atraentes.

3. Não ignore os motivos dos desistentes. Quando alguém pede para sair da lista de destinatários, pergunte por que não quer mais receber os e-mails. Na grande maioria das vezes, a resposta é franca e informativa. A Shop It to Me descobriu, por exemplo, que muitas mulheres pediam a interrupção do envio durante o período de gravidez. Por isso criou uma opção de retomar o recebimento depois do parto e também passou a dar mais atenção a promoções de roupas para grávidas e produtos para bebês.

4. Não peça demais do usuário. Quanto mais opções o e-mail oferecer, menos espontânea e imediata será a resposta – ou seja, a decisão de compra enfrentará mais obstáculos. Melhor apresentar as opções em e-mails separados.

5. Em vez de focar nos produtos, foque nos benefícios. Ao anunciar novas marcas, serviços e recursos, não chame a atenção apenas para a novidade, mas para o que o consumidor vai ganhar se aceitar a oferta.

6. Não transforme seus serviços numa praga. Pode parecer óbvio dizer que e-mails demais aborrecem o destinatário, mas os resultados iniciais podem dar uma impressão errada. Uma estratégia bem-sucedida ganha novos adeptos com facilidade, mas começa a cansar com a mesma rapidez. Para tentar descobrir onde se encontra esse delicado ponto-limite, o melhor é fazer um teste apenas com uma pequena parte do conjunto de assinantes.

7. Não se esqueça do celular. Segunda as pesquisas mais recentes, mais de três quartos dos usuários de smartphones usam o aparelho para acessar e-mails regularmente. Ao desenhar as mensagens de sua empresa, lembre que os donos de smartphones não vão usar o mouse, mas o dedo, para clicar nos links. Portanto, não complique a vida de todos os envolvidos com ícones pequenos e amontoados.


A história e conselhos do fundador da Chilli Beans

Um bate-papo bastante enriquecedor do Prof. José Dornelas (Portal Plano de Negócios) com o dono e fundador da Chilli Beans, Caito Maia.




http://www.agoraempreendedor.com.br/index.php/2011/11/16/a-historia-e-conselhos-do-fundador-da-chilli-beans/

Como o consumidor toma decisões?

1º Encontro do Empreendedor Individual de Betim


0ficinas de capacitação gerencial e orientação para formalização dos negócios serão oferecidas gratuitamente

Mais de 245 mil de trabalhadores se tornaram Empreendedores Individuais em Minas Gerais. Betim é a quinta cidade do estado com o maior número de inscritos, 6,4 mil. Quem ainda não se cadastrou e quer ser Empreendedor Individual e para aqueles que já são formalizados e querem melhorar a gestão do negócio, o Sebrae-MG a Prefeitura Municipal de Betim promovem a 1ª Encontro do Empreendedor Individual, em Betim. O evento é realizado no dia 29 de maio. Inscrições gratuitas: www.sebraemg.com.br ou 3392-7628
A abertura do evento terá a participação do Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto e da Prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara. em Betim será realizado das 9h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal, situada à rua Pará de Minas, 640 – Bairro Brasiléia.
Durante todo o dia os participantes poderão tirar dúvidas e se formalizar gratuitamente. Antes de fazer a formalização, o interessado deverá procurar a prefeitura do município onde pretende abrir o negócio, e fazer a consulta prévia, em que é verificada a possibilidade de funcionamento da empresa no endereço pretendido. É necessário informar o índice cadastral do IPTU e a atividade que irá exercer. 
De posse do resultado da consulta prévia impressa, do número do CPF e da carteira de identidade, o interessado poderá se cadastrar como Empreendedor Individual durante encontro, com a ajuda de consultores do Sebrae-MG e de contadores da Rede Integrar. 
Serão promovidas consultorias sobre os benefícios e procedimentos para formalização previstos na Lei Complementar 128/2008. Já quem é Empreendedor Individual ou quer saber mais sobre o processo de gestão nesta categoria de negócio serão oferecidas oficinas sobre temas relacionados a finanças, vendas, gestão e planejamento.
Empreendedor Individual
O Empreendedor Individual beneficia o empresário sem sócios, optante pelo Simples Nacional e com receita bruta anual de até R$ 36.000,00. São autônomos e ambulantes que normalmente não pagam tributos e não têm direitos previdenciários ou os benefícios de quem está na economia formal. Entre as vantagens estão o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a aposentadoria e o acesso a financiamento diferenciado.
A formalização pode ser feita pela internet no www.portaldoempreendedor.gov.br


Programação Encontro do Empreendedor Individual de Betim


29 de maio - terça-feira (manhã)
LocalAtividadesHorárioPúblico EstimadoAtividade
AuditórioPalestra Abertura9h30 às 10h1000"Obrigações Acessórias do Empreendedor Individual"
Palestrante: Cássio Duarte
10h às 11h30"A mágica do sucesso"
Palestrante: Mágico Renner

29 de maio - terça-feira (tarde)
LocalAtividadesHoráriosPúblico EstimadoTema Instrutor
Sala 01Palestra13h às 14h3070Planejando a abertura de sua empresaSilmara Ribeiro
Palestra15h30 às 17h70A hora da verdade: você está preparado para ser um empreendedor individual?Silmara Ribeiro
Sala 02Palestra13h às 14h3070Educação previdenciáriaMario Borges
Palestra15h30 às 17h 70Seja um empresário de sucessoSebastião Moreira
Sala 03Oficina13h às 17h30SEI Controlar meu dinheiroAugusto Manso
Sala 04Oficina13h às 17h30SEI VenderAndreza Campelo
Sala 05Oficina13h às 17h30SEI ComprarLuciana Lessa
Sala 06Oficina13h às 17h30SEI PlanejarArnou Santos
Sala 07Palestra13h às 13h50
14h às 14h50
15h às 15h50
16h às 16h50
30 por horárioOrientações sobre microcréditoBanco do Brasil


1º Encontro do Empreendedor Individual de Betim
Data: 29 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Prefeitura de Betim - Rua Pará de Minas, 640 - Bairro Brasiléia
Betim/MG
Inscrições gratuitas: www.sebraemg.com.br ou 3392-7628
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-MG - em 22.05.2012

6 Tipos de Empreendedores. Qual é o seu?

O pessoal da revista PEGN fez uma pesquisa e levantou os seis perfis mais comuns de empreendedores, confira:
  1. Inovador
    Foca em desenvolver produtos revolucionários que causem impacto na vida das pessoas. Ex: Steve Jobs.
  2. Sonhador
    O empreendedor e a empresa se confundem, um faz parte do outro. É detalhista e emocional.
  3. Pragmático
    Sempre atento a novas oportunidades.
  4. Serial
    Não se apega a um único negócio. Gosta de modelos que oferecem retorno no curto prazo.
  5. Perseverante
    Resiliente. Planejador de curto prazo, não se deixa desmotivar pelos fracassos.
  6. Expansionista
    Sempre quer crescer, não importa o tamanho de sua empresa. Busca investidores, colaboradores, etc.
Escrito por Filipe em Outros
http://www.agoraempreendedor.com.br/index.php/2011/11/21/6-tipos-de-empreendedores-qual-e-o-seu/

Conteúdo no Facebook


Para começar gostaria que primeiro você perguntasse a si mesmo: Por que você acha que as pessoas compartilham conteúdo on-line? Parece uma pergunta simples, mas quando você analisa e descobre que a resposta não é simples, pois depende de muitos fatores e pontos de vista psicológicos.
No entanto, na tentativa de respondê-la, pode-se elucidar como o conteúdo desempenha um papel crescente nas mídias sociais para ganhar visibilidade e tornar-se referência para os consumidores. O Marketing de Conteúdo é criar e compartilhar livremente conteúdo de qualidade que converte em perspectivas para os clientes. A chave é encontrar onde convergem os interesses de seu público e sua empresa.
O primeiro desafio que a empresa deve enfrentar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo no Facebook é decidir qual o conteúdo que você está interessado em promover e posicionar no Facebook. No entanto, o principal desafio é como projetar esses conteúdos para serem atraentes e conseguir feedback suficiente. É por isso que o Marketing de Conteúdo não deve ser limitado ao que a marca quer transmitir sobre seus produtos, serviços, etc., mas deve ser capaz de compreender o que os usuários estão ansiosos a aprender.

Principais Benefícios do Marketing de Conteúdo

  1. Podemos seduzir o público sem o uso de técnicas de vendas agressivas.
  2. Podemos fazer contato com nossos potenciais clientes e assinantes para criar uma comunidade em torno de nossa marca.
  3. Podemos aumentar nossos clientes potenciais e aprender mais sobre seus interesses e expectativas, dado o seu testemunho e opiniões.
  4. Aumentar o tráfego para o nosso site corporativo e nossos canais de redes sociais.
  5. Melhorar o Networking Engine Optimization (NEO)
  6. Ganhar uma melhor reputação na rede.
Como vocês podem ver no gráfico a direita do estudo realizado pela Wildfire, as fotos são o maior conteúdo nominal, porque, geralmente, são ainda mais expressivos do que o resto do conteúdo. Elas também são mais relevantes (ou seja, maior pontuação na segunda variável do Edgerank) e, além disso, os usuários podem capturar diretamente o conteúdo do objeto: a foto aparece diretamente sobre a notícia, para que os usuários Instantaneamente decidam se é interessante ou não e assim executar qualquer ação para ver o conteúdo. 
O resto do conteúdo (links e vídeos) exige que os usuários invistam em tempo para clicar, ver o vídeo ou investigar o conteúdo da URL que publicamos que geralmente é menos popular com os nossos fãs.
Mas há algumas diferenças nestes resultados por tipo de página:
  • Locais ou empresas locais: as fotos são o conteúdo mais popular, seguido de perto pelos vídeos. O tipo de conteúdo menos relevante são os links (3 vezes menos populares do que as fotos).
  • Empresas, organizações ou instituições: as fotos se desatacam novamente, seguida pelos 33%. Os links são o tipo menos popular de conteúdo.
  • Marcas ou produtos: as imagens são 7 vezes mais populares do que os status. O resto do conteúdo não chega a 1% de popularidade.
  • Artistas, bandas ou figuras públicas: as imagens são mais uma vez o conteúdo mais votado, seguidas pelos status (cerca de metade das fotos). Os links estão de volta à cauda de popularidade.
  • Entretenimento: ao contrário de outros, os status são os conteúdos mais populares (9%), seguido de fotos (7,5%).
  •  Causa ou temas: as fotos são, neste caso, 4 vezes mais popular do que os status. Os vídeos e estados têm resultados semelhantes.
No entanto, estes resultados não significam que devemos publicar apenas fotos e nunca publicar links do nosso site, mas devemos considerar as seguintes dicas quando se trata de publicações, por exemplo:
1. Planejar bem o conteúdo das publicações. Analisar que tipo de conteúdo é aquele que tem melhor recepção entre os fãs da sua página e desenhar.
2. Note que a qualidade é melhor do que quantidade, ou seja, não se trata de publicar por publicar, mas fazê-lo inteligentemente, porque o compromisso do nosso conteúdo é cumulativo. Se conseguirmos que nosso conteúdo tenha uma boa pontuação no Edgerank,  teremos uma posição mais vantajosa em futuras publicações e vice-versa:
3. Sempre adicionar uma descrição no conteúdo. Temos de dar pistas para os nossos fãs e por isso publicar algo que seja interesse ao usuário.
4. Certifique-se de que os status e descrições tenham mais de 140 caracteres. No facebook os status não são iguais ao Twitter.
5. Links para outros usuários do Facebook (empresas, parceiros, sites de interesse). Assim, o conteúdo será visível também nas páginas ou perfis dessas pessoas para que eles e seus amigos e fãs possam interagir com o nosso conteúdo.
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir  em Marketing de conteúdo para a geração de artigos em seus blogs corporativos, compartilhamento de conteúdo de seus perfis em redes sociais, newsletter, vídeos, podcasts, eBooks que são usados ​​como um magneto para os assinantes, e assim por diante.
É importante concentrar-se na adição de valor em seu conteúdo, assim você pode se tornar uma autoridade no seu campo de referência e um canal de atração de clientes potenciais.


7 dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro


Shutterstock
Quem vai abrir uma empresa usando apenas recursos próprios, sem contar com empréstimos ou investidores, precisa saber muito bem o que fazer com esse dinheiro. Nesse cenário, qualquer erro pode ameaçar não só o caixa mas também os planos de crescimento.
Esse caminho não é nada fácil, alerta o empreendedor Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital norte-americana voltada a startups e pequenas empresas. Em um artigo publicado no site da revista Inc, ele indica os sete passos para dar a largada gastando o mínimo possível e minimizar os riscos dessa estratégia.

1. Valide sua ideia
Como você sabe que sua ideia de negócio é boa? Não adianta perguntar a amigos e parentes, pois eles nem sempre terão uma resposta verdadeira. A melhor maneira de validar sua proposta é pedir a opinião de quem não vai ganhar nem perder com sua empresa: potenciais clientes ou empresários mais experientes.
2. Procure um mentor
Não peça conselhos a quem só vai reafirmar suas ideias, e sim a pessoas que o desafiem e façam com que você defenda melhor seus argumentos e decisões. Melhor ainda se for um profissional que atue na mesma área de sua futura empresa. O empreendedor pode até não gostar do que vai ouvir, mas deve levar essas ponderações a sério e continuar escutando os feedbacks.
3. Seja obcecado por clientes
Quem é meu cliente? Onde ele está e como posso chegar até ele? Essas são as primeiras perguntas que o empreendedor precisa responder. Para isso, deve reservar metade de seu tempo – a outra metade deve ser dedicada a criar um produto ou serviço que supere a expectativa das pessoas. Assim, os primeiros clientes serão sua referência, seu estudo de caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.
4. Reinvista tudo no negócio
Quando Pozin fundou sua empresa, gastou mais dinheiro do que recebeu – tudo em nome de criar algo que superasse a expectativa dos clientes. "Não ficava com nenhum dinheiro para mim", recorda. "Quem foca em lucratividade muito cedo acaba desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, o empresário vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras oportunidades."
5. Otimize a busca de pessoas
Em vez de adotar uma cara estratégia de marketing, busque maneiras mais econômicas de prospectar clientes. Será necessário gastar mais tempo nessa atividade para separar o joio do trigo, mas é melhor do que arriscar comprometer uma grande soma com ações que não se sabe se serão efetivas.
O mesmo se aplica às contratações. Não se apresse para contratar funcionários em tempo integral. Trabalhe com temporários e terceirize algumas funções, desde que os termos de pagamento sejam compatíveis com os prazos para receber dos clientes.
6.  Comece o marketing cedo
Muitos empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na concepção e no lançamento de seu produto, mas, quando chega a hora de anunciar a novidade, se veem sem recursos.
Logo no começo, pesquise meios efetivos e baratos para chegar ao consumidor e reinvista os lucros em marketing – quanto mais, melhor. Vale a pena começar a fazer ações mesmo antes de o produto estar pronto.
7. Encontre um sócio
Começar uma empresa por conta própria é difícil. E é muito pior quando não se dispõe de muito dinheiro. Por isso, encontre um bom sócio que compartilhe de sua paixão pelo produto ou serviço – mas não necessariamente uma pessoa que seja igualzinha a você.