Experiência de Usuário (UX) é um termo para o nível de satisfação geral dos usuários enquanto usam o seu produto ou sistema. Se for uma boa experiência, eles estão felizes. Se for uma má experiência, seus clientes não voltam, e eles contam para todos os seus amigos... e o Google.
UX = soma de uma série de interações
Experiência de Usuário (UX) representa a percepção deixada na mente das pessoas depois de uma série de interações entre as pessoas, objetos e eventos – ou uma combinação entre eles. “Série” é a palavra chave.
Algumas interações são ativas: sair da chuva durante um piquenique.
Algumas interações são passivas: ver um lindo pôr do sol vai ativar o sistema límbico e liberar dopamina (uma recompensa química).
Algumas interações são secundárias para a experiência máxima, a comida é deliciosa, pois o chef escolheu ingredientes de qualidade e os preparou bem. Os ingredientes são de boa qualidade, pois o fazendeiro cuidou bem de seus campos. A colheita interagiu bem com a chuva naquele ano...
Todas as interações são abertas a interpretações subjetivas, algumas pessoas não gostam de celeiros ou pores do sol. Lembre-se que percepção é sempre verdadeira na mente do percebedor. Se você pensa que um por do sol é deprimente, não há muita coisa que podemos fazer para lhe convencer do contrario. Por outro lado, esse é o motivo o qual designers normalmente utilizam de “boas práticas” – a maioria das pessoas responde positivamente a pores do sol.
UX design = combina três tipos de atividades
Projetar a “experiência de usuário”, portanto, representa a ação consciente:
• coordenar interações que podem ser checadas (selecionar ingredientes da comida, treinar garçons, projetar e programar botões).
• Interações cognitivas que estão for a de nosso controle (cadeiras desconfortáveis em um teatro de 100 anos, falta de produtos frescos no inverno, um céu nublado encobrindo o por do sol.)
• Reduzir as interações negativas (providenciando tendas como abrigos de emergência para eventos externos em caso de chuva, tendo certeza que o assento do restaurante próximo a uma cozinha barulhenta é o ultimo a ser preenchido, colocando espaço extra para que pessoas possam esticar as pernas.)
Um bom UX designer deve ser capaz de ver tanto a floresta como as arvores. Isso quer dizer que UX tem implicações que vão muito além de usabilidade, design gráfico e necessidades físicas. Como UX designers, nós orquestramos séries de interações complexas.
Quer saber como você pode usar técnicas modernas de UX para aumentar suas vendas e satisfação de consumidores? Chame-nos!
Fonte: http://www.fatdux.com/pt/What/What-is-UX
Nenhum comentário:
Postar um comentário