E-mail marketing: faça direito e tenha resultados

18 de maio de 2011, 16:17

É boa ferramenta para vendas - o que atrapalha é o uso amador ou sem ética, que dá em spam e desrespeito. Adote as boas práticas e verá resultados com o tempo.

Por Juliano Alvarenga

Quem não se irrita ao abrir a caixa de e-mails e vê-la abarrotada com tantos anúncios indesejados? Qualquer um! Portanto, o ideal é haver uma relação bem regulada e harmoniosa entre as partes.

Em primeiro lugar é preciso analisar as falhas que podem caracterizar a divulgação como spam. Há alguns erros bem comuns:

  • Envio para e-mails não autorizados;
  • Envio excessivo de mensagens;
  • E-mails enviados sem haver a opção de interrupção – opt-out – para o recebedor;
  • Opção de interrupção sem funcionalidade – você continua recebendo os e-mails não autorizados;
  • E agora o mais grave: algumas empresas trocam com frequência os prestadores de serviços especializados no disparo de e-mails e, em geral, esse novo fornecedor retoma o envio para os usuários já descadastrados.

Tenho vivido isso com um grande magazine. Ainda recebo os e-mails sistematicamente, de servidores diferentes, mesmo tendo feito o opt-out e até mesmo “brigado” com a empresa. Passam 15 dias, um mês e os envios recomeçam.

Estas práticas, principalmente as duas últimas, arranham a imagem da instituição ou do empreendedor que divulga seus produtos ou serviços. Devido a essa postura incorreta, fica claro: seu e-mail e seus dados não são sigilosos e passam de mãos em mãos sem muito cuidado ou controle.

Então, você se pergunta:

Entendi, mas como faço para regularizar meu e-mail marketing e satisfazer meus consumidores?

É bem simples, basta seguir as informações abaixo.

  1. Nunca envie campanhas de seu e-mail pessoal ou de sua empresa. Muito menos de sistemas como Hotmail, Gmail, Yahoo ou programas de envio em massa. Contrate uma empresa especializada para isso.
  2. Nunca compre listas de e-mails de espécie alguma nem negocie com ninguém a sua lista.
  3. Caso tenha uma lista, é preciso provar a captação dos dados de forma lícita. As empresas de envio idôneas irão lhe pedir essa informação.
  4. Insira sempre a opção de descadastro para o seu cliente e garanta sua funcionalidade! As empresas prestadoras desse serviço já possuem este sistema automático, algumas inclusive têm no sistema opções de pesquisas para identificar o motivo do desligamento. Isso permite rever sua política de envio.
  5. E por ultimo, caso queira trocar de empresa de envio, seja qual for o motivo, nunca reutilize a primeira lista usada para o envio, baixe a lista do sistema de prestação de serviço já atualizada com os e-mails descadastrados.

Coloquei apenas algumas questões básicas para boas praticas de envio de e-mail. O ideal é acessar a cartilha desenvolvida pelo comitê gestor da internet e seguir a risca as indicações. A cartilha está disponível em:www.antispam.br.

E-mail marketing autorizado e relevante

Ao seguir todos os passos corretamente, você estreita o relacionamento com seus clientes, divulga sua marca e/ou produto com qualidade e consequentemente possibilita um aumento nas suas vendas.

E por fim, é muito importante ressaltar: é fundamental planejar sempre seus envios, portanto, organize-se, seja transparente e obtenha sucesso!
[Webinsider]

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