18 de maio de 2011, 16:17
É boa ferramenta para vendas - o que atrapalha é o uso amador ou sem ética, que dá em spam e desrespeito. Adote as boas práticas e verá resultados com o tempo.
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Quem não se irrita ao abrir a caixa de e-mails e vê-la abarrotada com tantos anúncios indesejados? Qualquer um! Portanto, o ideal é haver uma relação bem regulada e harmoniosa entre as partes.
Em primeiro lugar é preciso analisar as falhas que podem caracterizar a divulgação como spam. Há alguns erros bem comuns:
- Envio para e-mails não autorizados;
- Envio excessivo de mensagens;
- E-mails enviados sem haver a opção de interrupção – opt-out – para o recebedor;
- Opção de interrupção sem funcionalidade – você continua recebendo os e-mails não autorizados;
- E agora o mais grave: algumas empresas trocam com frequência os prestadores de serviços especializados no disparo de e-mails e, em geral, esse novo fornecedor retoma o envio para os usuários já descadastrados.
Tenho vivido isso com um grande magazine. Ainda recebo os e-mails sistematicamente, de servidores diferentes, mesmo tendo feito o opt-out e até mesmo “brigado” com a empresa. Passam 15 dias, um mês e os envios recomeçam.
Estas práticas, principalmente as duas últimas, arranham a imagem da instituição ou do empreendedor que divulga seus produtos ou serviços. Devido a essa postura incorreta, fica claro: seu e-mail e seus dados não são sigilosos e passam de mãos em mãos sem muito cuidado ou controle.
Então, você se pergunta:
Entendi, mas como faço para regularizar meu e-mail marketing e satisfazer meus consumidores?
É bem simples, basta seguir as informações abaixo.
- Nunca envie campanhas de seu e-mail pessoal ou de sua empresa. Muito menos de sistemas como Hotmail, Gmail, Yahoo ou programas de envio em massa. Contrate uma empresa especializada para isso.
- Nunca compre listas de e-mails de espécie alguma nem negocie com ninguém a sua lista.
- Caso tenha uma lista, é preciso provar a captação dos dados de forma lícita. As empresas de envio idôneas irão lhe pedir essa informação.
- Insira sempre a opção de descadastro para o seu cliente e garanta sua funcionalidade! As empresas prestadoras desse serviço já possuem este sistema automático, algumas inclusive têm no sistema opções de pesquisas para identificar o motivo do desligamento. Isso permite rever sua política de envio.
- E por ultimo, caso queira trocar de empresa de envio, seja qual for o motivo, nunca reutilize a primeira lista usada para o envio, baixe a lista do sistema de prestação de serviço já atualizada com os e-mails descadastrados.
Coloquei apenas algumas questões básicas para boas praticas de envio de e-mail. O ideal é acessar a cartilha desenvolvida pelo comitê gestor da internet e seguir a risca as indicações. A cartilha está disponível em:www.antispam.br.
E-mail marketing autorizado e relevante
Ao seguir todos os passos corretamente, você estreita o relacionamento com seus clientes, divulga sua marca e/ou produto com qualidade e consequentemente possibilita um aumento nas suas vendas.
E por fim, é muito importante ressaltar: é fundamental planejar sempre seus envios, portanto, organize-se, seja transparente e obtenha sucesso!
[Webinsider]
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