Empresários e interessados em montar um negócio contam com uma ferramenta do Sebrae-MG, o software gerencial ‘Como Elaborar um Plano de Negócio’. O novo produto está disponível para download (gratuito). O que era bom ficou ainda melhor! . Facilidade de navegação; . Projeções de receitas e custos a partir de taxas mensais e/ou anuais pré-determinadas . Possibilidade de personalização na projeção de cada item de receita e custo, conforme sua expectativa, dando oportunidade para novas análises; . Acréscimo de projeções financeiras, estimativas, custos, análise de cenários (tanto pessimistas quanto otimistas); . Realização da Matriz Swot, ferramenta que analisa forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para um novo negócio ou expansão de negócio já existente; . Planejamento por até 5 anos; . Recurso de gráficos, facilitando a visualização e consequente análise; . Facilidade e segurança na tomada de decisão do empresário quanto à implantação ou não do negócio”, em função de ter um cenário ainda mais claro. Para complementar seu aprendizado, leia o manual ‘Como Elaborar um Plano de Negócio’. Faça download gratuito ou adquira a versão impressa (R$ 10,00) em um dos pontos de atendimento do Sebrae-MG no Estado. Contrato de licença de usuário final do Software de Plano de Negócios Este contrato, e quaisquer novas versões do mesmo, entre o Sebrae Minas (software de Plano de Negócios) e você, abrange todo o uso do Software Plano de Negócios por sua parte a partir de quaisquer terminais onde o Software Plano de Negócios tenha sido instalado por você ou terceiros e, ao usar o Software Plano de Negócios, você aceita o seguinte: Licença e restrições Sujeita aos termos deste Contrato, o Sebrae Minas, por meio deste instrumento, lhe concede uma licença ilimitada, pessoal, não comercial, não exclusiva, não sublicenciável, não transferível, gratuita para fazer o download, instalar e usar o Software de Plano de Negócios em seu computador para o fim exclusivo de uso pessoal, sua empresa, universidade etc. Para evitar dúvidas, você está autorizado a usar gratuitamente e divulgar o Software Plano de Negócios na sua casa, nas empresas, nas universidades, de acordo com os termos deste Contrato. Não é permitido fazer modificações no software. Você não realizará, causará, permitirá, nem autorizará a modificação, criação de trabalhos derivados, tradução, engenharia reversa, decompilação, desmontagem, nem hacking do Software de Plano de Negócios nem de qualquer parte do mesmo. Os textos explicativos e os conteúdos disponibilizados no Software de Plano de Negócio e no Manual de Plano de Negócios tem todos os direitos reservados. É permitida a utilização total ou parcial de qualquer forma ou por qualquer meio desde que divulgada as fontes. Termos adicionais As políticas a seguir estão incorporadas a este Contrato e estabelecem termos e condições adicionais: • Distribuição do Software de Plano de Negócios. Você não venderá, transferirá, alugará, fará leasing, distribuirá, exportará, importará, atuará como intermediário ou provedor, nem de outra forma concederá direitos a terceiros no que diz respeito ao Software de Plano de Negócios ou a qualquer parte do mesmo. Para ter direito de distribuir o programa, você precisa concordar com e satisfazer os Termos de distribuição • Suas informações confidenciais e privacidade. O Sebrae Minas está comprometido a respeitar sua privacidade e o aspecto confidencial de seus dados pessoais. A Política de privacidade define como o Sebrae Minas pode usar seus dados pessoais, dados de tráfego, bem como o conteúdo de suas comunicações. Outras exceções. Se estiver interessado em realizar qualquer outra atividade que não seja permitida por este Contrato nem por algum dos contratos acima, você precisará obter o consentimento prévio por escrito do Sebrae Minas pelo email internet@sebraemg.com.br e concordar explicitamente com os termos (comerciais) adicionais. |
Dê adeus aos problemas financeiros
Furos no caixa, falta de capital de giro, preços errados, custos altos, investimentos exagerados e inadimplência. É possível, sim, resolver - e melhor, evitar - as armadilhas que fazem com que 74% dos negócios não sobrevivam, segundo dados do Sebrae. Seis especialistas em finanças e 20 empresários de sucesso apontam soluções para perguntas que vieram de todo o país e também podem valer para você
por Sérgio Tauhata, com a colaboração de Thiago CidGabriel Tosi, 29 anos, sócio do portal O Investidor e fundador da Agência Full Interactive, de São Paulo (SP)
O QUE FAZER PARA ADMINISTRAR O CAPITAL DE GIRO
> Calcular o ciclo do negócio, da seguinte forma: prazo médio dado aos clientes + tempo de manufatura (no caso de indústria) + período médio em que as mercadorias ficam em estoque - prazo médio de pagamento aos fornecedores.
> Apurar as necessidades de capital de giro durante esse ciclo, da seguinte forma: despesas mensais/número de dias no mês X ciclo do negócio.
> Fazer uma estimativa folgada do capital de giro, se possível, para um semestre. Levar em conta que, no início das atividades, a empresa ainda terá caixa negativo.
> Reinvestir parte do lucro, pelo menos um terço, na composição do capital de giro. Esse recurso permitirá à empresa crescer nos períodos favoráveis ou se proteger quando houver turbulências.
> Sempre que possível, reduzir os prazos de recebimento e alongar os de pagamentos. Isso ajuda a diminuir a necessidade de capital de giro.
> Não usar o caixa da empresa para pagar despesas pessoais. A retirada dos sócios deve ser definida pelo pró-labore e prevista no fluxo de caixa. Quando o empresário mistura as contas, cria um desequilíbrio financeiro que pode comprometer o negócio.
> Estabelecer metas de crescimento atreladas às de eficiência em custos. Não adianta nada colocar mais recursos no negócio se houver aumento proporcional na necessidade de financiamento.
AS SOLUÇÕES DE QUEM SABE COMO SUPERAR A DIFICULDADE
WILLIAM EID JR.,54 ANOS, COORDENADOR DO CENTRO DE ESTUDOS EM FINANÇAS DA EAESP-FGV
COMO EVITAR O PROBLEMA
"Muitos começam um negócio sem capital de giro para financiar o dia a dia. Ou reservam um valor abaixo do necessário para garantir a operação ou mesmo se segurar, enquanto não recebem dos clientes. No planejamento, o empreendedor não pode supor que vai vender. Tem de prever, na verdade, que terá de negociar prazos alongados com seus compradores ou que eles eventualmente vão atrasar os pagamentos. O ideal é fazer a conta de quanto será necessário no mês para sustentar o negócio com nível zero de vendas. Parece radical? Conheço a história de uma empresária que abriu uma loja, mas nem chegou a funcionar. Ficou meses parada porque a prefeitura abriu uma vala em frente ao imóvel."
COMO RESOLVER O PROBLEMA
"Quando uma empresa já enfrenta a falta de capital de giro, é hora de negociar para conseguir as melhores condições de custo e prazo com os fornecedores. Também é necessário evitar desperdícios e enxugar despesas. Essas ações devem ser feitas com cuidado para que não representem queda de qualidade do produto ou serviço."
CÁSSIO AZEVEDO, 49 ANOS, SÓCIO-FUNDADOR DO GRUPO A&C
"Desde o início, mesmo com pouco dinheiro, tudo o que o negócio faturava era reinvestido como capital de giro. Sempre acreditamos que o mais importante era o funcionamento do dia a dia do empreendimento. Crescemos sempre com capital próprio. Nós sempre fizemos um planejamento financeiro para, pelo menos, quatro anos. O caixa da empresa é que determina tudo em relação aos investimentos. Aprendemos a estar todo o tempo em alerta, a identificar os erros e, rapidamente, mudar a matriz
de custos, quando necessário."
VITTORIO ROSSI JR., 46 ANOS, DONO DO GRUPO PRIMO ROSSI
"Embora não seja possível contabilizar criatividade como fonte de receita, é importante investir em diferenciais. Às vezes, o sucesso de uma promoção de vendas, por exemplo, permite ganhar fôlego para atravessar épocas difíceis. É uma receita extra que pode reforçar o capital de giro. Sempre fomos conhecidos por iniciativas de vendas inovadoras, como quando oferecemos um ano de pizza grátis a quem adquirisse um automóvel zero conosco. Mas tudo bem calculado. Se está dando errado, é melhor parar e repensar. Somos arrojados nas ações, mas conservadores no risco."
FRANK ZIETOLIE, 40 ANOS, DIRETOR-PRESIDENTE DO GRUPO UNICASA, CONTROLADOR DAS MARCAS DELLANO, FAVORITA E NEW
"O ideal, no início, é reduzir as vulnerabilidades a problemas de capital de giro. Mesmo quem tem dinheiro para bancar algo maior deve optar por um custo fixo inicial mais baixo. Assim, a necessidade de capital de giro será menor e o empresário poderá canalizar esse recurso economizado para investimentos em marketing ou em treinamento."
ANTÔNIO EUSTÁQUIO MESQUITA, 51 ANOS, SÓCIO DA REDE L'ACQUA DI FIORI
"Um planejamento conservador de capital de giro é essencial. Muita gente acha que basta abrir a empresa num dia e no outro estará vendendo a pleno vapor. Isso dificilmente acontece. Pelo contrário. No início, provavelmente não haverá volumes expressivos de venda e nem relacionamento que dê poder de negociação com fornecedores. Ao longo do tempo, muitas vezes, será necessário pedir ajuda de gente de fora, de especialistas que possam avaliar como tornar um processo o mais eficiente possível. O empreendedor que tem aquele perfil do 'deixa que eu faço' pode não conseguir pensar na estratégia geral do negócio e, ao mesmo tempo, controlar os detalhes das áreas financeira e tributária."