DOZE CONSELHOS PARA VOCÊ NÃO TER UM INFARTO

Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta. São eles:



1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.


2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.

3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".

5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro. 


9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.

11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.

12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.

Seis dicas para manter o pique no trabalho




O fim do ano se aproxima, e para a maioria das pessoas isso significa um período de muito trabalho, muitos compromissos e, às vezes, alguns transtornos. A época exige disposição física e mental que não pode ser desperdiçada, adverte o consultor e empresário Grant Cardone no site da revista Entrepreneur. Ele lembra que “energia duradoura e um bom nível de concentração vêm de dentro e não de alguma bebida cafeinada ou de outros estimulantes externos”.

Cardone dá seis dicas para manter o pique em tempos de demanda intensa.


1. Uma boa noite de sono.
Embora seja uma necessidade básica (sem descanso o corpo e a mente não funcionam), é muito comum sacrificar horas de sono em nome de necessidades supostamente mais urgentes. Embora existam pessoas que dizem se satisfazer com quatro horas de sono, a maioria de nós precisa dormir sete ou oito para se recompor.

2. Escreva seus objetivos duas vezes por dia.
Cardone recomenda que isso seja feito ao acordar e antes de dormir. Ele não está falando de lista de afazeres, mas dos grandes objetivos de vida: por que você trabalhar e o que pretende alcançar. “Concentrar-se nesses dois objetivos fundamentais vai ajudar você a alimentar sua paixão e sua energia”, diz.

3. Exercite-se diariamente.
Os benefícios não são apenas para sua saúde física. Exercícios trazem mais disposição e nos tornam mais objetivos. Aumentam o autocontrole e a capacidade de comandar. Cardone informa que ele costuma aproveitar o tempo dedicado à atividade física para também pôr a mente para funcionar com algum aprendizado ou busca inspiracional – mas isso é optativo.

4. Vista-se para o sucesso.
Boas roupas mudam para melhor o modo como as pessoas veem você e também o modo como você se vê. Indicam que você se sente “orgulhoso, preparado e confiante no sucesso”, diz Cardone. Percebendo seu “esforço em parecer profissional”, as pessoas vão manifestar uma admiração que “pode fornecer o tipo de energia positiva necessária para sustentar você ao longo de um dia desafiador”.

5. Cerque-se de pessoas que lhe dão apoio.
Engaje-se em atividades coletivas que tragam prazer (esportivas ou culturais, por exemplo) e mantenha sua família em sintonia com você, comemorando suas conquistas. Isso gera energia e motivação.

6. Decrete uma política de “negatividade zero” no trabalho e em casa.
Segundo Cardone, isso não significa banir as informações que possam causar preocupação, mas proibir frases como “é impossível” ou “não dá para fazer”. Coisas assim, diz ele, nada fazem para “energizar e motivar as pessoas a buscar soluções”.

Planilha para controle de gastos pessoais


Controlar adequadamente nossos gastos pessoais é fator fundamental para uma vida tranquila e próspera.
Mas o que todos se perguntam é: como fazer esse milagre? Afinal, é difícil atravessar o mês sem entrar no cheque especial ou se auto financiar através do cartão de crédito.
Qual a receita?
Aqui vamos dar algumas dicas importantes:
1. Gaste menos do que você ganha. Todos falam isso: nossos avós, nossos pais, os economistas, ou seja, muita gente. Você estar pensando… Prof. Celso, falar é fácil, difícil é por em prática. Não falei que seria simples, mas vamos lá: você sabe quanto gasta mensalmente e em quê? Você sabe como suas despesas se comportaram esse ano? Onde você consome a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros esse ano? Veja a dica 2. Ela lhe ajudará a começar a organizar sua vida financeira.
2. Documente tudo! Isso mesmo, formalize o que acontece com as suas finanças. Vale usar um caderno, bloquinho. Mas que tal uma boa planilha, hein? Separar as contas por tipo, controlar suas despesas, suas receitas, enfim, ter um histórico completo do que você ganha, do que você gasta e como gasta. Ah, tome cuidado. Não adianta se empolgar, começar a fazer e parar no meio do caminho. Seu controle para ser efetivo deve estar sempre atualizado. Temos uma planilha excelente disponível para download em:
http://www.oeconomista.com.br/planilha-para-controle-das-financas-pessoais/
3. Avalie suas despesas. Verifique se tudo que você gasta realmente é necessário. Para os que estão endividados é necessário cortar o que é menos importante. Se você já documentou tudo através da planilha poderá observar o que deve ser mantido e o que você terá que cortar para resolver seus problemas.
4. Seja disciplinado. Disciplina é condição fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa. Disciplina para gastar somente o necessário. Disciplina para poupar. Disciplina para pagar contas atrasadas. Alimente esta qualidade em você.
5. Poupar para ganhar! Você já pensou em guardar um pouquinho daquilo que você ganha todo mês? Este é um bom hábito que pode lhe ajudar muito. Vale poupança, previdência privada ou qualquer outro investimento que lhe agrade. Você deve estar pensando… o Prof. Celso é um daqueles economistas chatos que não quer ver ninguém feliz e só pensa em guardar dinheiro. Não é bem assim. Vamos aos fatos: guardar um pouquinho agora pode significar bastante dinheiro no futuro. E esse dinheiro pode ser poupado com vários objetivos:
- Ter uma reserva de segurança em situações de emergência;
- Aposentadoria;
- Uma viagem;
- O carro novo;
- A faculdade do filho;
- Entre tantas outras coisas.
Faça o teste. Se você possui dívidas deve resolvê-las. Mas se você já as resolveu, que tal determinar um valor ou percentual de seu salário para um investimento? Como eu já falei, basta ser disciplinado.
6. Estou endividado. Se você já documentou sua situação é hora de montar as estratégias para resolver seus problemas.
Espero que essas dicas sejam úteis.
Um abraço e até o próximo post,
Prof. Celso Ricardo